Total de visualizações do blog

sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Cavalier King Charles


  1. Expectativa de vida: de 9 a 14 anos
    Origem: Reino Unido
    Classificação superior: Canis lupus familiaris
    Personalidade: Brincalhão, Adaptável, Destemido, Paciente, Afetuoso, Sociável

PERFIL CAVALIER


COM A 
FAMÍLIA
O Cavalier é o cão típico para a família toda. Donos mais calmos encontram nele ótimo parceiro para longas jornadas em frente a TV. Os mais ativos têm companhia à altura para boas  caminhadas e agitos em geral. Interativo, versátil e afetuoso, esse cão adapta facilmente à rotina. Sua maior alegria, bem marcada pela cauda balançante, é estar perto da família, sem necessariamente demonstrar predileção por um dos membros da casa.

COM DONOS MIRINS
Ele é carinhoso, brincalhão, paciente. Junte-se a isso o físico resistente. Eis um bom companheiro canino para crianças. O Cavalier gosta de farra e tende a ser tolerante com os modos muitas vezes estabanados da garotada. Caso, contudo, a brincadeira extrapole de vez, esse cão costuma se afastar pacificamente do local. Reagir de maneira hostil, seja com rosnados, seja com mordidas, não é comportamento típico da raça.

COM PESSOAS FORA DE CASA
Não espere reserva desse cão. O Cavalier típico é pra lá de sociável. Anfitrião caloroso, costuma receber amigos da família com abanos de cauda, pulinhos e beijos. Também os convida para brincar e, se tiver oportunidade, chega a sentar no colo das  visitas.

COM CÃES  E ANIMAIS
Sociável, o Cavalier costuma conviver bem com outros cães, ainda que do mesmo sexo. Também tende a se relacionar pacificamente com a maioria dos animais. Ressalva feita a aves e insetos. Como cão de tipo Spaniel, ele carrega no sangue certo ímpeto em caçar bichos que voam. O que não significa, porém, que não possa aprender o respeita-los. O Cavalier é bastante moldável. Se acostuma a conviver com pássaros, o mais provável é que se torne amigo deles.

O QUANTO LATE
Ele está mais para silencioso. Tende a latir enquanto brinca, para chamar a atenção do dono e quando chegam visitas. Mas não costuma dar mais do que dois ou três latidos. Parte das vezes, nem sequer se manifesta diante de barulhos que fujam da rotina. Daí não ser considerado bom cão de alarme.

DESTRUTIVIDADE
Quando filhote, a exemplo da maioria dos cães, o Cavlier dá suas aprontadas. Com alguma dedicação dos donos, no entanto, ele será um adulto bem-comportado. Por dedicação leiam-se presença física. Alternativas de entretenimento e orientação quanto ao que é certo e errado.

OBEDIENCIA
Seu lema parece ser agradar. O Cavalier não é do tipo que se finge de surdo nem que testa a liderança dos donos. Ele é bastante predisposto a seguir as regras domesticas e a aceitar comandos de adestramento. Não a toa. Vários desses cães obtém bons resultados em provas de obediência.

INTELIGENCIA
Esperto e observador, ele demonstra boa capacidade para fazer associações de causa e efeito. Sabe que o dono está de saída só por vê-lo se arrumar e percebe quando irá junto conforme a roupa escolhida. Também é capaz  de resolver problemas por conta própria. É daqueles que puxam a coberta do varal para dormir no quentinho e que descobrem como abrir certas portas.

CORES
Existem quatro combinações de cores aceitas pelo padrão: vermelho unicolor, negro-fogo (black-tan), branco com manchas castanhas (bicolor) e branco, castanho e preto (tricolor).


Nenhum comentário:

Postar um comentário