Família: Balenopteridae
Este animal pertence à ordem Cetacea, subordem Mysticeti, família Balaenopteridae, gênero Balaenoptera e espécie Balaenoptera musculus, sendo que esta última divide-se em três subespécies:
- B. m. musculus: habitam o Atlântico Norte e o Pacífico Norte;
- B. m. intermedia: habita o Oceano Ártico;
- B. m. brevicauda
: esta é de porte pequeno, conhecida como baleia-pigmeu, e habita o Oceano Índico e Pacífico Sul.
Assim como outros cetáceos, a baleia-azul sobe periodicamente à superfície para respirar, emitindo um jato de água e vapor por uma pequena aleta (abertura), armazenando grande quantidade de ar em seus pulmões.
Suas nadadeiras dorsais funcionam como órgão de equilíbrio e direção; a barbatana caudal é um poderoso órgão de propulsão, que encontra-se disposta horizontalmente, executando movimentos de baixo para cima e vice-versa.
Sua alimentação é constituída basicamente de crustáceos e plânctons marinhos. Engole sua presa inteira, sem mastigá-la, como fazem os mamíferos terrestres, permitindo uma rápida ingestão do alimento sem que entre muita água junto.
Durante séculos ela conseguiu escapar do homem, viva ou morta, pois por ser muito veloz, quando atingida por um arpão, esforçava-se para afundar, evitando assim, que o homem se aproveitasse de sua carcaça. No entanto, a moderna tecnologia criou embarcações e arpões especiais para a caça desses grandes cetáceos, tornando-se uma presa habitual dos caçadores de baleias. É, por essa razão, uma das espécies mais ameaçadas de extinção, apesar das leis existentes que proíbem sua caça.
Nenhum comentário:
Postar um comentário