Total de visualizações do blog

sábado, 30 de março de 2013

Gatos Chartreux

Au acho esses gatos chartreux lindos... ums dos que eu acho mais bonitos...
   O nome da raça provém do Mosteiro La Gande Chartreuse, perto de Grenoble (Fraça). A LENDA do mosteiro diz que este desenvolveu na Época Medieval duas notáveis contribuições para o mundo: uma foi o licor verde e a outro o gato Chartreux.
Estes gatos eram usados para controlar a praga de ratos dos mosteiros e hospitais. Durante a Segunda Guerra Mundial a raça quase se extingui, mas foi recuperada, cruzando gatos da raça Persas com gatos da raça Azul Britânico.
Traços
O Chartreux é um gato grande, com ombros grandes e musculados, e uma caixa torácica bem desenvolvida. Apresenta igualmente umas grandes patas. A cabeça é ampla e angulada, com um nariz curto e reto com uma pequena elevação. O seu focinho dá uma expressão sorridente, um dos traços caraterísticos destes gatos.
As orelhas são pequenas colocadas no alto e ligeiramente arredondadas. As cor cobre dos seus olhos é outra das principais caraterísticas deste gato plácido e tranquilo.
Caráter
É um gato muito dócil e muito fácil de ter em casa. Adapta-se bem a todo o tipo de situações. São gatos muito tranquilos, ágeis e refinados. A Chartreux é uma raça muito afetuosa.
Estes gatos possuem muitas qualidades como força, amabilidade e inteligência. Esta última faceta permite que possamos ensinar-lhes a brincar lançando uma bola para que a possam ir buscar, como se fossem um cão. São gatos familiares e brincalhões.
Cuidados
Com esta raça há que ter em mente a alimentação. Deve ser muito equilibrada e não muito em excesso pois é necessário ter cuidado já que têm tendência para a obesidade (sobretudo os gatos esterilizados).

Nenhum comentário:

Postar um comentário