Total de visualizações do blog

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Kinguios


OS KINGUIOS

Kinguios são peixes fascinantes e populares, são também chamados de Peixinhos Dourados ou Japonês e no mundo todo são conhecidos por Goldfish. A palavra Kinguio traduzida do japonês significa “peixe vermelho”, ele é originalmente da China e pertence à família dos ciprinídeos, seu nome científico é Carassius auratus.
Existem diversas espécies de Kinguios, dentre as mais populares podemos citar o laranja tradicional, oranda, telescópio, bolha "bubbleyes", cometa, cálico, red cap, ranchu, ryukim, essas raças mais populares são facilmente encontradas em qualquer loja de aquarismo, algumas raças mais específicas podem ter um valor bem elevado e não são encontrados assim tão facilmente, normalmente são adquiridos em criadouros.
O Kinguio paga um preço muito alto por culpa de sua popularidade, pois possuem um preço muito baixo e são vendidos com uma fama de "peixe resistente", além de serem indicados para quem está começando. Fala-se de tudo para vendê-los, desde de que adoram viver em aquários pequenos, redondos e sem filtragem, até que eles vivem tranqüilos alimentando-se apenas de migalhas de pão, um absurdo, visto que é um animal como qualquer outro e pelo contrário, necessitam de cuidados mais específico, pois são animais de água fria, que sofrem com a ação de peixes mordiscadores e necessitam de alimento selecionado para a raça e ainda, uma regra que vale para todo o aquarismo, peixe não “dura”, quem dura é sabonete, muitas vezes eles SOBREVIVEM no seu aquário e existe uma diferença enorme entre "sobreviver" e  "VIVER"!!!! Então muita responsbilidade antes de comprar seu Kinguio!!!

O LAR DO SEU KINGUIO

Como já citado anteriormente, o Kinguio é um peixe de água fria e isso deve ser respeitado. A maioria das pessoas, possui seus exemplares em aquários, eu tenho um lago, onde proporciono maior espaço para eles se desenvolverem, vai de cada um, são animais fascinantes para se ter em um aquário.
O aquário deve ser o maior possível, pois esses animais crescem bastante, além disso, ele deve ser bem largo e não muito alto. Uma dica, faça um investimento em um tanque adequado, mínimo 150 litros, não acredite naquele papo de “com o tempo você aumenta o aquário”, pois as coisas não são tão simples assim. Feito tudo isso, escolha o lugar da casa aonde será colocado o aqua, que deve ser um lugar resistente para o peso do tanque, sem muita incidência de luz solar e que não atrapalhe ninguém.

DECORAÇÃO DO AQUÁRIO

Kinguios são conhecidos como “porquinhos do aquário”, porque eles adoram mexer no substrato do aqua, sujando tudo, arrancando plantas e objetos de decoração, por isso, deve-se usar como substrato cascalho granulação 1 ou areião de rio, afim de evitar que eles se engasguem com as pedrinhas tradicionais. Você pode colocar algumas plantas se desejar, mas não garanto que vão durar muito tempo, certamente serão arrancadas, deve atentar também, para as pedras maiores de decoração, kinguios são meio bobões, não tem muita agilidade e acabam se machucando em pontas mas agudas. NUNCA USE PEDRAS COLORIDAS, pois elas soltam tinta, prejudicando os animais. O ideal é um aquário bem espaçoso, sem obstáculos, para eles nadarem a vontade.


ÁGUA -- TEMPERATURA – MANUTENÇÃO -- ILUMINAÇÃO

Kinguios devem ser criados em um ph alcalino, (até 7,5 está ótimo), e água dura. Eles possuem uma tendência a problemas na bexiga natatória, é interessante previnir esta doença com a manutençao adequada do aquário(TPA'S) e alimentação de qualidade. Quanto à temperatura, são animais de água fria, entre 10° e 20º é o ideal, ISSO DEVE SER LEVADO A RISCA, por uma questão de metabolismo, evitando oscilações de temperatura.
A iluminação pode ser normal, claro, se o aquário for só com os peixes, sem plantas, neste caso, serviria como decoração e simulação da luz do dia.

SISTEMA DE FILTRAGEM


Em um aqua de Kinguios, um bom filtro se faz muito necessário. Filtros de placas de fundo devem ser evitados, já estão ultrapassado, o ideal é ter um sistema de filtragem de no minimo 7x o volume do aquário, podendo ser um filtro externo ou interno, sump ou ainda canister, evitando grandes movimentações de água. A presença de cerâmica no filtro e sua manutenção periódica não devem ser ignorados.

ALIMENTAÇÃO

A alimentação pode ser a mais variada possível, eles aceitam bem alimentos vivos como artêmia, tenébrios e minhocas, além de ração em flocos em geral. No mercado existem muitas opções nacionais e importadas, peça ajuda a seu lojista, ele saberá como proceder. Alimente-os de 2 à 3 vezes por dia, de maneira que não fique sobras e em uma quantidade que seja consumida em no máximo 5 minutos.
 
 
 
 
CONSIDERAÇÕES FINAIS

Kinguios devem ser criados somente com Kinguios, pois são animais com exigências bem específicas, sem muita agilidade, tornando-se alvos fáceis de peixes mordiscadores como espadas, paulistinhas, platys, barbus,  estes mordiscam suas caudas, provocando estresse e ferimentos, que podem gerar problemas sérios.
Realize as TPA’S com disciplina e ofereça ração específica para Kinguios.
A CICLAGEM do aqua é muito importante, como qualquer outro peixes, necessitam do período de ciclagem aproximadamente 30 dias.
E o mais importante, de amor para seu kinguio, trate ele adequadamente, lembre-se que ele é um ser vivo e que vai viver por muito tempo, seguindo essas dicas, seu bichinho viverá tranqüilo...se tiver qualquer dúvida, pergunte através dos comentários, assim que possível será respondido, espero ter ajudado, um abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário