Um estudo feito na Universidade Christ Church, de Canterbury, Inglaterra, sugere que sim. Um experimento mostrou que gatos têm maior dificuldade em compreender eventos de causa e consequência, ao contrário de seus colegas caninos.
Em um teste feito com 15 gatos, cientistas colocaram um pedaço de peixe no fim de uma linha. Os gatos puxavam a linha e pegavam a recompensa com facilidade. Entretanto, quando os cientistas colocaram duas linhas paralelas – uma com comida e outra sem – na frente dos gatos, eles ficaram confusos. Ao contrário dos gatos, cachorros conseguiram resolver o problema.
Britta Osthaus, psicóloga da Universidade de Canterbury, afirma que a descoberta é surpreendente, pois gatos têm costume de usar as patas e garras para pegar objetos durante brincadeiras e a caça, e são considerados mais inteligentes que os cachorros. “Gatos não entendem a relação de causa e consequência entre os objetos”, afirma o estudo. Segundo Osthaus, os gatos se saíram muito pior no teste do que os cães, que ao menos, resolveram o problema com as linhas paralelas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário