Total de visualizações do blog

sábado, 2 de junho de 2012

Cuidados com os filhotes de guppy

Introdução: Filhotes de guppy começam a nadar quase que imediatamente após o nascimento.
Há um consenso entre os criadores de que o primeiro mês determina o futuro de um exemplar. Filhotes devem contar com um aquário próprio, preferencialmente limitado a uma ninhada, de modo a permitir a identificação das virtudes reprodutivas dos pais.

No início, o aquário não deve ser grande, para que possam encontrar o alimento com facilidade. Para uma ninhada, 30 litros é uma bom volume.
Limpeza:
O segredo do bom desenvolvimento é um somatório de genética, alimento e ambiente. Uma alimentação perfeita será comprometida pela poluição da água. Portanto, cuide de manter o ambiente dos peixes o mais limpo possível, não apenas recolhendo os excessos do fundo, mas promovendo trocas frequentes de água limpa e condicionada.

Limpeza, neste caso, não se resume a falta de detritos, mas tem o sentido geral de incluir a filtragem biológica, que remove elementos invisíveis como a amônia, nitrito, nitrato...
Trocas de Água:
Semanalmente, senão mais frequentemente, deverão ser realizadas trocas parciais de água, na base de 30 a 50%. Com os filhotes, mais intensamente alimentados, isso é especialmente importante.
Registros:
Há canetas próprias para anotação em vidro, compre uma delas, ou mais, de diversas cores, e anote no vidro frontal do aquário a data do nascimento, a quantidade de filhotes, a variedade a que pertencem e quem foram os pais, pelo menos, para que possa acompanhar seu crescimento mais objetivamente. Temperatura:
A temperaturas mais elevadas o metabolismo se acelera e há ganho de crescimento, mas 24°C é um bom parâmetro, salvo se a temperatura ambiente estiver naturalmente mais elevada. Nessa temperatura seus filhotes vão crescer mais lentamente, mas o farão durante mais tempo e terão uma maior expectativa de vida. Se não puder administrar sua paciência, eleve a temperatura em alguns graus, para que cresçam mais rápido. 
Considere que a maior intensidade de alimentação, Filhote de guppyrequer um bom sistema de filtragem, feito por filtros internos de esponja ou caixa, para que os filhotes não sejam sugados, o que é possível em outros modelos. Dois filtros por aquário é uma boa alternativa, pois permite a limpeza em dias diferentes, sem queda na eficiência.
Criadores organizados, vão preparar antecipadamente esses filtros, mantendo-os em aquários já povoados durante uns quinze dias, pelo menos.
As trocas de água devem ser frequentes, se possível diariamente, sendo 10 ou 20% uma quantidade razoável, que em filhotes poderá até ser maior. A troca deve ser feita por sifonamento de quaisquer sobras de alimento e detritos existentes. Com filhotes pequenos, é melhor sifonar com uma mangueirinha de ar, para evitar que sejam sugados. Se o calibre do sifão for maior, adapte uma tela de tule na ponta dele. Ainda assim, a água retirada, por medida de boa cautela, deve ser vertida em um balde, que permita verificar algum foi pescado involuntariamente.
Sexagem:
Ao final do primeiro mês, já inicia o dimorfismo sexual, e, nessa oportunidade, um Fêmea com ponto gravídico novo aquário deve ser preparado para as fêmeas. Os machos serão mais facilmente reconhecidos pelo maior desenvolvimento das nadadeiras caudais e dorsais, bem como pela falta do ponto gravídico (gravidity spot), que neles é substituído pelo gonopódio. As cores podem começar a surgir nessa época, embora em alguns casos demorem mais para se mostrar completamente.
Separados os sexos, haverá economia da energia que começaria a ser devotada ao namoro, permitindo que ainda haja concentração no desenvolvimento. Aos três meses, e até um pouco antes, as fêmeas se tornam férteis. Se forem fecundadas, vão canalizar energia para a geração de filhotes e podem atingir um menor tamanho final. Lembre-se de que o tamanho é importante para a quantidade de filhotes que poderão gerar no futuro, em cada ninhada. E, além disso, o tamanho é um dos atributos mais pontuados em uma fêmea, no padrão de julgamento de shows.

Quaisquer filhotes que apresentem defeitos devem ser rejeitados, tão logo se tornem evidentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário