Total de visualizações do blog

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

O acasalamento de Betta

Acasalamento de Betta
O acasalamento
O casal deve ser bem alimentado nos dias em que antecede o acasalamento , para obter resistência suficiente, pois o casal pára de se alimentar durante todo o acasalamento e a fêmea pode sofrer lesões do macho.Após o cortejo do macho, ele deve começar a fazer o ninho que pode durar em torno de 1 a 3 dias.
Se tudo correr bem, após o macho construir por completo o ninho devemos soltar a fêmea, com total cautela para não destruir o ninho.
Este ponto é importante, aquaristas inexperientes se apavoram quando o macho começa a bater, morder a fêmea, mas isso deve durar algum tempo e logo após, o acasalamento deve acontecer.
Nesta hora o macho "abraça" a fêmea, pressionando seu corpo, após alguns "abraços" a fêmea começará a soltar pequenos óvulos que serão fecundados pelo macho na mesma hora.
O macho recolhe os ovos um a um no fundo e os coloca no ninho (este é o motivo de não poder usar placas de fundo ou cascalho).
O macho vai se encarregar de consertar o ninho ou de recolocar algum ovo que possa ter escapado.
Após aproximadamente 36 horas acontecerá a eclosão. Devemos com todo o cuidado retirar a fêmea.
Os alevinos se alimentaram do saco vitelino ainda com os cuidados do pai, vão ficar grudados pôr toda a parte.
Após este período, quando os alevinos tomarem uma postura vertical e de livre natação, que deve ser no terceiro dia, retiramos imediatamente o macho, pois este pode sentir uma imensa vontade de se alimentar de seus próprios filhotes.
Devemos ligar uma pedra porosa para oxigenar a água, já que os alevinos ainda não tem a capacidade de respirar o ar atmosférico, pois não tem em formação o labirinto que os dá esse privilégio.
 Alimentação

Devemos inserir no aquário náuplios de artemias, 3 vezes ao dia, pôr toda a parte do aquário em quantidades pequenas, os alevinos de Bettas são muito vagarosos.
Após dois meses, estão prontos para alimentar-se de ração, antes disso devemos sempre alimenta-los com náuplios de artemias.
Os Primeiros 20 Dias

Neste período devemos sempre manter o aquário tampado para que a temperatura do ar que esteja dentro do aquário seja igual a da água, pois neste período os filhotes começam a formar o Labirinto e podem fazer tentativas de respirar o ar que está fora da água, se esta estiver fria pode ser fatal aos filhotes.
Dicas: Este procedimento é valido, pois se as colorações da fêmea e as listras não realçarem é porque a fêmea não se interessou pelo macho e ainda temos tempo de substituir pôr uma outra fêmea aproveitando que o macho esta preparando o ninho.Pode acontecer que o macho não se interesse pela fêmea e não construa um ninho, também neste caso devemos trocar a fêmea. O casal deve ser bem alimentado nos dias em que antecede o acasalamento , para obter resistência suficiente, pois o casal pára de se alimentar durante todo o acasalamento e a fêmea pode sofrer lesões do macho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário